Liga Aurélio Silva

Blog oficial da Liga Aurélio Silva - Salvador/Ba.

quinta-feira, junho 09, 2005

Origem

A Origem – Os integrantes do grupo que originou a Liga começaram ou voltaram a praticar o futebol de mesa a partir de maio de 1994 no sítio do Dr. Garrido, em Simões Filho, próximo de Salvador. Garridão; - que, à época, se questionaaava a sua sanidade mental, (hoje isso não se questiona mais; está provado que ele é realmente louco),- no que se pode chamar de uma “crise de regressão à infância”, mandou fazer um campo de futebol de mesa, para voltar a praticar uma das suas paixões de garoto, e da qual há muito havia se afastado. Primeiro chamou Fernando; também há muito afastado do botão, que também logo recuperou o antigo entusiasmo. Depois veio o Nilo, que nunca tinha jogado antes (e que, segundo as más línguas, até hoje continua sem saber jogar). Veio Celso, “figura nobre e impoluta”, que continua com uma certa dificuldade de realizar jogadas no centro do campo. Veio também o Sérgio Góis (para ser franco, naqueles tempos, o Cometa Halley poderia ser considerado uma presença mais freqüente que ele, mas...).
Uma das aquisições do grupo àquela época, é única: Numa tarde de sexta feira, o Luciano, tendo ouvido falar de “...um grupo que estava jogando botão no sítio de Garrido...”, e sabedor que ia ter um torneio no sábado, procurou Garrido com uma lata de Leite Ninho sob o braço e – segundo diz a lenda, de dentro dela tirou um Bahia pré-histórico, que segundo ele, fora feito por ‘seu’ Aurélio, e estava encostado há mais de 20 anos!... Bem, se realmente o time estava ou não guardado há mais de 20 anos dentro de uma latinha de leite, não se sabe, e não mais se pode saber...Após tanto tempo, como já disse Jorge Amado:“...torna-se difícil distinguir a verdade, despi-la dos véus da fantasia...”. De concreto mesmo é que naquele sábado, 17-09-94, o velho Bahia da latinha de leite venceu o primeiro torneio interno do grupo, e o “Professor Luciano” marcou a sua estréia, onde ele sempre seria uma presença indispensável. Ainda no Sítio de Garrido, Luciano trouxe o Edgard, o qual teria um papel fundamental na fundação da futura Liga.
Os torneios prosseguiam no sítio, mas a distância começou a incomodar. O grêmio esportivo da empresa onde trabalhavam cedeu-lhes um espaço no Clube Sergipano com o qual tinham convênio. Nessa época, o grupo se cotizou e junto com o grêmio, compraram o primeiro campo e em 8-11-94 estrearam no Clube Sergipano. É dessa época a integração de Gildásio Góes e Washington ao grupo. Com o fim do convênio com o grêmio, o grupo fez uma proposta para continuar ocupando o Clube Sergipano. Infelizmente a contra proposta do clube mostrou que não havia interesse da parte deles em abrigar o grupo nas suas dependências. Então Edgard ofereceu um espaço na sua casa, na Pituba; e foi ali, numa tarde de sábado, 1º de Abril de 1995, que esse grupo fundou a Liga Aurélio Silva de Futebol de Mesa.